Pular para o conteúdo principal

Especialistas se preocupam com celulares Android depois de software 'espião'


O ‘software espião’ da Lenovo gerou duras críticas de usuários e especialistas em segurança nas últimas semanas e até rendeu um processo para a empresa. Pré-instalado nos computadores, o adware Superfish seria capaz de monitorar os usuários, converter termos de busca em anúncios de lojas virtuais e também aprovar seu próprio certificado de segurança, coletando dados pessoais e deixando o usuário vulnerável a possíveis ataques.

Mas atualmente a principal queixa de usuários e profissionais da área de segurança não são os PCs e sim os smartphones Android. Em celulares que rodam o sistema operacional do Google os bloatwares, aplicativos que já vêm instalados no dispositivo, estão crescendo a cada dia. "O problema dos bloatwares não é só o fato de que eles são difíceis de remover (a cada vez que é feito um reset de fábrica eles voltam), mas também que eles consomem bateria, dados do usuário e podem ultrapassar os limites de privacidade”, explica Irfan Asrar, pesquisador da empresa Appthority.

Para entender por que esse setor continua crescendo mesmo desagradando o consumidor, é preciso lembrar que dispositivos que vêm com bloatwares de fábrica podem render às fabricantes mais receita, já que as desenvolvedoras pagam para serem distribuídas junto com os celulares. "Em alguns casos, isso até ajuda a subsidiar o preço do aparelho", explica Asrar. Ter um preço baixo é um diferencial no mercado de smartphones Android, que se torna cada vez mais competitivo pelo grande número de modelos.

Para piorar a situação, quem compra um smartphone que rode o sistema em operadoras muitas vezes é obrigado lidar com o problema em dobro: a fabricante e a operadora de telefonia instalam uma série de aplicativos antes mesmo da compra, sem a autorização do consumidor.

A Solução
A Samsung parece estar empenhada em resolver esse problema: durante o lançamento do Galaxy S6 na Mobile World Congress, em Barcelona, a empresa afirmou que o usuário poderá optar por não baixar os apps da companhia no novo celular. Caso se torne uma tendência, isso pode ajudar a reduzir metade da questão.  Se tornar sua própria operadora de telefonia também é apontada como uma boa solução por especialistas para que o Google elimine de vez softwares indesejados.


Comentários

Top 10 Apps gratuitos


Uber

Uber
1.442.951 downloads

WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger
46.071.282 downloads

Messenger

Messenger
33.879.434 downloads

Facebook

Facebook
53.052.498 downloads

Navegador da Web Opera Mini

Navegador da Web Opera Mini
2.186.528 downloads

Instagram

Instagram
39.747.797 downloads

Facebook Lite

Facebook Lite
3.313.109 downloads

Vivo 9° Dígito

Vivo 9° Dígito
15.891 downloads

9º Dígito TIM

9º Dígito TIM
10.438 downloads

9 Dígitos

9 Dígitos
61.912 downloads

Facebook

Main Ad

Advertisement

Most Popular Apps

recent/hot-posts

Popular Posts

Tiny Scanner : Scan Doc to PDF

Tiny Scanner - O pequeno aplicativo que digitaliza tudo * Digitalize documentos, fotos, recibos ou qualquer coisa * Muito rápido e com um design incrível feito ISSO É UM SCANNER NO SEU BOLSO? O Tiny Scanner transforma seu telefone em um scanner portátil. As digitalizações são salvas no seu telefone como imagens ou PDFs. Dê um nome e organize suas digitalizações em pastas ou compartilhe-os por: - E-mail - Dropbox, Evernote, Google Drive ou Box - Via wi-fi direto para seu computador O Tiny Scanner tem todos os GRANDES recursos que você precisa: * Digitalize em cores, tons de cinza ou preto e branco * As bordas da página são detectadas automagicamente * 5 níveis de contraste para textos monocromáticos mais nítidos * Defina tamanhos de página para PDF (Carta, Legal, A4 e mais) * Visualização de miniatura ou lista, organização de digitalizações por data ou título * Busca rápida por título de documento * Proteja seus documentos com uma senha * U...

ESPN - Ver esportes, comentarios sobre o futebol em tempo real

O ESPN App é o melhor app de esportes do mercado. O app dá ao fã do esporte resultados minuto a minuto e as últimas notícias, além dos melhores vídeos da ESPN ao redor do mundo. Inscreva-se e personalize o ESPN App para receber alertas de resultados e notícias de seus times e campeonatos favoritos! Não importa onde você esteja, leve a ESPN com você e fique conectado sempre que quiser e onde estiver. Baixar App    E s p n    a o    v i v o

A evolução dos doces do Android

Há exatos três anos, o mercado de smartphones ganhava um novo sistema operacional. Em 23 de setembro de 2008, a Google liberava para o público a primeira versão do Android. Até então, não se imaginava que em tão pouco tempo o SO viria a se tornar líder de mercado. Desde então foram lançadas oito versões, com média de uma a cada quatro meses. A nona versão ainda não tem data definida para chegar aos consumidores, mas especula-se que ainda em 2011 os usuários sejam contemplados com o Android Ice Cream Sandwich. Novidades? Te dou um doce! Muitos usuários podem não ter percebido, mas uma tradição adotada pela Google, a partir do lançamento da terceira versão do sistema operacional, é a de batizar o software com o nome de um doce. A ideia surgiu em abril de 2009, com o lançamento do Android 1.5. O software foi batizado de cupcake. A letra “C”, inicial do doce, é também a terceira do alfabeto. A ordem foi mantida e, desde então, todas as versões posteriores do SO ganharam nomes...