Pular para o conteúdo principal

Advogado diz que é absurdo tirar o WhatsApp do ar



A bomba do dia foi ontem em que um juiz de Teresina do Piauí pediu o bloqueio do WhatsApp no país todo por uma série de solicitações não cumpridas pelo aplicativo, que pertence ao Facebook. O aplicativo é um dos mais queridos do público brasileiro e, portanto, há o choque inicial, mas não precisa de muito esforço para perceber o quão fora da realidade é a situação. Esta é a visão do especialista em direito digital Adriano Mendes, segundo o qual a ordem não tem fundamentação jurídica para ser emitida.

Isso porque a decisão teria sido baseada nos artigos 11 e 12 do Marco Civil da Internet - que abrangem a responsabilidade dos provedores de internet e aplicativos - ainda não foram regulamentados, e não são válidos enquanto isso não for definido e um decreto presidencial para confirmar.

Mas quais são as chances reais de o WhatsApp sair do ar graças a esta determinação jurídica como essa? “Zero”, afirma Adriano Mendes. Segundo ele, este é o tipo de decisão que é cassada com facilidade e o aplicativo deve permanecer no ar.

O motivo é que uma ordem como essa é exagerada. A comparação feita pelo especialista em direito digital usa um assunto em alta em São Paulo, que é a falta d’água. “É como se o governo cortasse o fornecimento hídrico de um bairro inteiro porque uma das casas não cumpriu as metas de redução de consumo”, diz para ilustrar o exagero.

Como o processo referente a 2013 corre em segredo de justiça, não é possível saber o que realmente se passa para uma decisão tão extrema. Mesmo assim, dá para identificar algumas possibilidades que podem ter motivado o juiz a recorrer a esta atitude.

“O que imagino que tenha acontecido é que o juiz não soube pedir o que ele queria para o WhatsApp ou acabou pedindo algo que não cabe ao aplicativo”, explica Adriano Mendes. Isso significa que a solicitação judicial provavelmente incluía informações que o WhatsApp não é capaz de fazer.

Comentários

Top 10 Apps gratuitos


Uber

Uber
1.442.951 downloads

WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger
46.071.282 downloads

Messenger

Messenger
33.879.434 downloads

Facebook

Facebook
53.052.498 downloads

Navegador da Web Opera Mini

Navegador da Web Opera Mini
2.186.528 downloads

Instagram

Instagram
39.747.797 downloads

Facebook Lite

Facebook Lite
3.313.109 downloads

Vivo 9° Dígito

Vivo 9° Dígito
15.891 downloads

9º Dígito TIM

9º Dígito TIM
10.438 downloads

9 Dígitos

9 Dígitos
61.912 downloads

Facebook

Main Ad

Advertisement

Most Popular Apps

recent/hot-posts

Popular Posts

Tiny Scanner : Scan Doc to PDF

Tiny Scanner - O pequeno aplicativo que digitaliza tudo * Digitalize documentos, fotos, recibos ou qualquer coisa * Muito rápido e com um design incrível feito ISSO É UM SCANNER NO SEU BOLSO? O Tiny Scanner transforma seu telefone em um scanner portátil. As digitalizações são salvas no seu telefone como imagens ou PDFs. Dê um nome e organize suas digitalizações em pastas ou compartilhe-os por: - E-mail - Dropbox, Evernote, Google Drive ou Box - Via wi-fi direto para seu computador O Tiny Scanner tem todos os GRANDES recursos que você precisa: * Digitalize em cores, tons de cinza ou preto e branco * As bordas da página são detectadas automagicamente * 5 níveis de contraste para textos monocromáticos mais nítidos * Defina tamanhos de página para PDF (Carta, Legal, A4 e mais) * Visualização de miniatura ou lista, organização de digitalizações por data ou título * Busca rápida por título de documento * Proteja seus documentos com uma senha * U...

ESPN - Ver esportes, comentarios sobre o futebol em tempo real

O ESPN App é o melhor app de esportes do mercado. O app dá ao fã do esporte resultados minuto a minuto e as últimas notícias, além dos melhores vídeos da ESPN ao redor do mundo. Inscreva-se e personalize o ESPN App para receber alertas de resultados e notícias de seus times e campeonatos favoritos! Não importa onde você esteja, leve a ESPN com você e fique conectado sempre que quiser e onde estiver. Baixar App    E s p n    a o    v i v o

A evolução dos doces do Android

Há exatos três anos, o mercado de smartphones ganhava um novo sistema operacional. Em 23 de setembro de 2008, a Google liberava para o público a primeira versão do Android. Até então, não se imaginava que em tão pouco tempo o SO viria a se tornar líder de mercado. Desde então foram lançadas oito versões, com média de uma a cada quatro meses. A nona versão ainda não tem data definida para chegar aos consumidores, mas especula-se que ainda em 2011 os usuários sejam contemplados com o Android Ice Cream Sandwich. Novidades? Te dou um doce! Muitos usuários podem não ter percebido, mas uma tradição adotada pela Google, a partir do lançamento da terceira versão do sistema operacional, é a de batizar o software com o nome de um doce. A ideia surgiu em abril de 2009, com o lançamento do Android 1.5. O software foi batizado de cupcake. A letra “C”, inicial do doce, é também a terceira do alfabeto. A ordem foi mantida e, desde então, todas as versões posteriores do SO ganharam nomes...